Os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) são produtos financeiros que atraem muitos investidores, mas é fundamental entender que eles carregam uma série de problemas e riscos que podem comprometer seu capital ou limitar seus ganhos.
Abaixo, detalhamos os principais riscos associados aos COEs:
1. Risco de Crédito
Este é um dos principais riscos dos COEs. Ao investir em um COE, o seu dinheiro fica sob a custódia do emissor, que geralmente é uma instituição bancária. Se o banco emissor enfrentar uma crise e quebrar, existe o risco de você não conseguir reaver o seu capital.
2. Risco de Liquidez
Os COEs não são ativos fáceis de converter em dinheiro. Existe um significativo Risco de liquidez porque não é simples vender o certificado antes da data de vencimento. Caso você precise se desfazer do ativo antecipadamente, a venda pode ser realizada com perdas.
3. Risco de Mercado
O retorno que você pode obter com um COE está intimamente ligado ao desempenho do ativo subjacente ao qual ele está atrelado, seja ele ações, moedas, índices, ou outros. Se esse ativo não tiver a performance esperada, seu ganho pode ser baixo. Em certas situações, se o ativo não performar bem, você pode receber apenas o valor que investiu, sem nenhum lucro.
4. Risco de Estrutura
Muitas pessoas tendem a investir em COEs com a percepção de que estão fazendo um investimento “sem risco”. Contudo, um problema inerente é o Risco de estrutura, que se manifesta na complexidade da fórmula de cálculo do produto. Essa complexidade estrutural pode limitar fortemente o seu potencial de ganho, mesmo que o ativo atrelado performe bem.
5. Risco Cambial (em Casos Específicos)
Caso o COE esteja atrelado a ativos internacionais, o investidor fica exposto ao Risco cambial. As variações na taxa de câmbio (como a valorização ou desvalorização do dólar) podem impactar o resultado final do investimento.
Antes de aplicar em Certificados de Operações Estruturadas, é crucial analisar cuidadosamente a estrutura do produto e estar ciente de que os riscos envolvidos (crédito, liquidez, mercado, estrutura e, em alguns casos, câmbio) são fatores determinantes para o sucesso ou insucesso do seu investimento. Para ajuda nos investimentos conheça a Start Grana.