Glossário

Glossário

Ações

Valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas, representando a menor fração do capital destas empresas Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio dessa empresa, participa da distribuição de lucros e de sua valorização.

Ação Ordinária (ON)

A ação ordinária concede ao acionista o direito ao voto em assembléias. Pode ser representada pela sigla ON ou pelo número 3 no ticker da ação (exemplo ITSA3).

Ação Preferencial (PN)

Ao obter ações preferenciais, o acionista não possui direito ao voto em assembléias, mas tem preferência na distribuição de dividendos. Pode ser representada pela sigla PN ou pelo número 4 no ticker da ação (exemplo ITSA4).

BDR’s

O BDR (Brazilian Depositary Receipt), ou certificado de depósito de valores mobiliários, é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior. A instituição que emite no Brasil o BDR é chamada de instituição depositária. Os BDRs abrem ao investidor brasileiro a oportunidade de investir em empresas estrangeiras pela B3.

Benchmark

Termo que vem do inglês e define o processo usado para avaliar o desempenho de um ativo financeiro em relação ao desempenho de outros ativos financeiros no setor (ou categoria de investimento). No caso dos fundos de ações, por exemplo, o benchmark em geral é o Ibovespa, enquanto nos fundos DI e de renda fixa o índice de referência mais usado é o CDI.

B3

É a Bolsa de valores do Brasil e a responsável pelo sistema de negociação, liquidação e custódia de títulos financeiros.